PULGA E CARRAPATO

Existe aproximadamente duas mil espécies de pulgas e 800 de carrapatos, o controle de pulgas e carrapatos nos animais de estimação vai além de cuidados usuais como banho e aplicação mensal de medicamentos. Quando há infestação desses tipos de insetos, cerca de 95% dos carrapatos e 60% das pulgas estão presentes no ambiente, como por exemplo, no quintal, na sacada e em outras partes da casa. Por isso, para que o controle seja efetivo é necessário além de cuidados especiais com os locais de circulação de cães e gatos, o tratamento com inseticidas específicos contra esses vetores realizados por empresas especializadas no controle de pragas e vetores.

 

As pulgas e os carrapatos buscam ambientes adequados para sua reprodução que, se efetivamente concluída, inicia a infestação do local pela quantidade de ovos que põem em único ciclo. As pulgas chegam a pôr entre 500 à 600 ovos e os carrapatos adultos, de quatro à cinco mil ovos. Sendo assim, a eliminação de uma fêmea adulta de carrapato significa a extinção de cinco mil prováveis larvas que iriam compor a geração do ano seguinte.

 

Os ambientes mais propícios para a reprodução destas pragas são as frestas de paredes ou muros e os vãos existentes em pisos de tacos ou tábuas, que podem servir de abrigo. No caso da pulga, locais com acúmulo de pó são os preferidos para a sua instalação e proliferação. Já o carrapato, após abandonar os hospedeiros (cachorros, cavalos, bois e até o homem) passa 90% de sua vida no ambiente.

 

Quando pensamos em pulgas e carrapatos, logo imaginamos os desconfortos que eles proporcionam aos nossos animais de estimação. Porém, diferentemente do que muitos imaginam, esses pequenos insetos que se alimentam do sangue dos hospedeiros podem ser muito mais perigosos do que causadores de simples coceiras.

 

Tanto as pulgas como os carrapatos podem ser responsáveis pela transmissão de algumas doenças, entre elas a ehrlichiose e a babesiose, conhecidas popularmente como as "doenças do carrapato", doenças graves que são transmitidas durante a sua alimentação no hospedeiro.

 

Além de acarretar doenças aos animais domésticos, como Dermatite Alérgica, Viroses, Salmonelose e Peste Bubônica, pulgas e carrapatos podem também transmitir vírus e bactérias ao homem, por isso, a limpeza e higienização de todo o ambiente são fundamentais para garantir a saúde e o bem estar de toda a sua família.

Como estamos situados em Itaboraí, cobrimos todos os municípios em torno e a Cidade do Rio de Janeiro.

ÁREAS COBERTAS

​© 2016 por Dedetizadora Itaboraí Ltda.

  • Itaboraí

  • Tanguá

  • Rio Bonito

  • Magé

  • Cachoeiras de Macacu

  • Cidade do Rio de Janeiro

  • Niterói

  • São Gonçalo

  • Maricá

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!