FORMIGA

As formigas são amigáveis, bonitinhas, pequenas, não fazem mal. Podem até ajudar a manter a limpeza nas áreas onde estão instaladas. Tudo isso é puro mito! As formigas domésticas são tão ou mais perigosas para a saúde que as baratas. O problema é cultural: elas não causam o mesmo asco e temor, porque são pequenas e não têm aspecto nojento. No entanto, elas têm a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos que as baratas e são ainda mais difíceis de serem eliminadas.

 

“As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso são vetores mecânicos de organismos patogênicos encontrados nesses locais, que podem acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas com problemas gastrointestinais, como diarréia e vômito”, explica Sérgio Bocalini, diretor executivo da Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG).

 

CORPO

O comprimento das formigas varia de 1mm à quase 5cm. A maioria das espécies são vermelhas, negras, marrom ou amarelas, mas existem algumas de um azul metálico. Como outros insetos, elas tem seis patas. Os corpos se dividem em três segmentos distintos: cabeça, tórax e adbômen. Ao contrário de outros isnetos, as formigas tem antenas articuladas (e não retas ou recurvas), e um pedicelo (um estreitamento do corpo entre o tórax e de o adbômen). O bucho (um órgão localizado no abdômen) é usado para armazenar comida, que mais tarde pode ser regurgitada para alimentar outros membros da colônia.

 

A maioria das formigas têm corpos lisos, ainda que algumas apresentam projeções espinhosas.As formigas tem fortes mandíbulas adaptadas para matar, esmagar, mastigar, cortar ou dilacerar, dependendo da espécie e daquilo que ela coma. Algumas espécies de formigas ainda dispõem de glândulas que produzem ácido fórmico, um forte ácido que pode ser lançado contra inimigos, causando queimadura ou coceira. Muitas formigas dispõem de ferrões que contém veneno, e algumas, como a Formiga Lava-Pés e a Colheitadeira, podem inflingir picadas dolorosas e ocasionalmente fatais aos seres humanos e outros animais.

Como estamos situados em Itaboraí, cobrimos todos os municípios em torno e a Cidade do Rio de Janeiro.

ÁREAS COBERTAS

​© 2016 por Dedetizadora Itaboraí Ltda.

  • Itaboraí

  • Tanguá

  • Rio Bonito

  • Magé

  • Cachoeiras de Macacu

  • Cidade do Rio de Janeiro

  • Niterói

  • São Gonçalo

  • Maricá

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!